Fotos: Rocca
Evento, que integra a agenda oficial do artista na Espanha, contará com a participação da cantora de origem cubana Marina Valdés e terá transmissão online
Embaixador Ibero-Americano da Cultura, quando se tornou o primeiro músico brasileiro afrodescendente a receber a nomeação, Carlinhos Brown irá celebrar o Dia da Ibero-América em Madri nesta sexta-feira, 19 de julho. Tradicionalmente promove-se na data o conjunto de afinidades históricas e culturais que unem os 22 países da comunidade.
Acompanhado pela cantora de origem cubana Marina Valdés, bisneta do compositor e pianista Bebo Valdés, lenda da música cubana, que faleceu em 2013 aos 94 anos, o artista protagonizará um diálogo e troca de experiências musicais na Casa de América (Madri, Espanha), no Anfiteatro Gabriela Mistral. A flautista carioca Letícia Malvares, que vive em Madri, também participará da ação.
O encontro celebra ainda os 20 anos do documentário El Milagro del Candeal (O Milagre do Candeal), do diretor espanhol Fernando Trueba. O filme aborda as iniciativas musicais de Carlinhos Brown, especificamente na comunidade do Candeal, bairro onde nasceu, e como o artista tem transformado a vida das crianças e moradores da região. A produção ganhou o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol.
Realizado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, em colaboração com a Casa de América e o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), o evento terá entrada gratuita será transmitido ao vivo através do canal da SEGIB no Youtube
Reconhecido pela trajetória de atuação como referência cultural pelo seu compromisso com o projeto ibero-americano e por representar os valores da Comunidade Ibero-Americana como a solidariedade, a pluralidade e o respeito pela diversidade, Brown recebeu o título em 2018.
Como parte da agenda oficial, na segunda-feira, 22 de julho, o artista também fará uma visita à Associação Cultural La Kalle, que apoia o desenvolvimento integral de pessoas em situação de risco e/ou exclusão social e da qual é padrinho; além de visitar a Escola de Percussão RaKaTui, que trabalha com a musicalização de jovens da região.
Sobre o Dia da Ibero-América:
Em novembro de 2019, as Ministras e os Ministros das Relações Exteriores Ibero-Americanos aprovaram a criação do Dia da Ibero-América, a ser comemorado no dia 19 de julho de cada ano, em referência à assinatura da primeira declaração dos Chefes de Estado y de Gobierno da Ibero-América, em Guadalajara (México), no dia 19 de julho de 1991. O objetivo desta comemoração é visibilizar o conjunto de afinidades históricas e culturais que compõem a Comunidade Ibero-Americana, além de promover um desenvolvimento com base no diálogo, na cooperação e na solidariedade. A SEGIB participa ativamente na comemoração deste dia desde 2020, celebrando a infinita diversidade que nos une a ambos os lados do Atlântico e visibilizando os valores da Comunidade Ibero-Americana, a sua cooperação, a sua história compartilhada e seus estreitos vínculos linguísticos e culturais.
Fotos: Divulgação
SERVIÇO - DIA DA IBERO-AMÉRICA
Data: 19/07/2024
Horário: a partir das 14h
Transmissão: Canal da SEGIB no Youtube